“Vamo chacoalhar o esqueleto”

 

Você conhece alguma banda que seja influenciada (só para citar alguns exemplos) por Dibob, Ray Charles, KLB, Nando Reis, Kid Abelha, Seu Jorge, Manacá e Moptop? Você conhece alguma banda independente que faz cover de banda independente? Pois é. Essa banda existe e se chama Cabelo Veludo.

Liderada por Leonardo Carvalho, cantor e autor das canções, a banda se apresentou esta terça na Melt abrindo a noite, que ainda teve mais duas bandas. Espero que eu nunca tenha que tocar depois deles. Se um dia eu calhar a me apresentar no mesmo dia que o Cabelo Veludo, vou torcer para que seja antes ou muito tempo depois. Não sei se teria coragem de subir ao palco depois do hit “Azaração”que, se não bastasse a letra sensacional, tem ainda a dancinha característica do Leo (lembra um caranguejo sambando na velocidade cinco da dança do Créu), as palmas marcantes estilo polichinelo e o clássico mergulho no palco onde ele permanece deitado por alguns segundos com as pernas se movendo no ar. Fabrício, baterista da banda Contraplonge (que subiu ao palco depois deles, que coragem, mas fez um show bastante competente) e atual baterista do Cabelo Veludo, criou até uma comunidade no orkut dedicada à impagável dança do Leo e a descreveu muito bem numa única frase: “É como se o chão estivesse quente, muito quente”.

Além do lendário “vamo chacoalhar o esqueleto” que ele pronuncia antes de várias canções, Leo surgiu com “oh yeah”, que deve ter sido pronunciado mais de quinze vezes – antes, durante e depois das músicas. Não sei há quanto tempo ele trabalha com “oh yeah”, mas eu não conhecia. Espero que ele faça novamente nos próximos.

Segue abaixo a letra de “Karen”, um dos clássicos do grupo:

 

Eu gostaria de beijar
Sua boca de mel
Você é minha gata
Minha gata querida
Minha gata querida

Eu quero você
Você em meus braços
Eu quero você
Você em meus braços
Você em meus braços

Karen por favor
Não machuque o meu coração
Porque eu gosto de você
Pra valer

O teu sorriso é tão ardente
É bem caliente
E é pura sedução
E é pura sedução

Karen por favor
Não machuque o meu coração
Porque eu gosto de você
Pra valer

 

 

Acho que essa letra sintetiza bem o que é encontrado em todas as músicas: inocência, honestidade, humor e esperança no amor. Porém, tenho lá minhas duvidas se o humor nas letras é algo que ele realmente busca ou aparece meio que sem querer. E falando em esperança no amor, ele tem uma música chamada “Esperança do Amor”, que é a minha preferida. É uma pena que essa música não seja muito tocada nos shows. Eu pelo menos nunca vi.

Outra novidade para mim no show da Melt foi ver o Leo tocando guitarra base em todas as músicas, exceto “Azaração”. Gostei muito dele tocando guitarra, mas prefiro ainda ele só cantando. Leonardo Carvalho é conhecido como um cara que tem um enorme coração. Talvez seja por isso que ele tenha decidido tocar guitarra, como uma forma de dar espaço também para os outros grupos, não ofuscá-los tanto assim, já que um show inteiro com ele só cantando é covardia.

 

Ouça agora “Karen” e “Azaração”: http://www.myspace.com/cabeloveludo

 

Tags:

3 Respostas to ““Vamo chacoalhar o esqueleto””

  1. Solange Hoffmann Says:

    Paulo, sou super fã de Leonardo Carvalho e Cabelo Veludo esse seu texto descreveu direitinho toda a sensação que as pessoas sentem ao ver o show dos meninos. Posso copiar seu texto e publicar no meu fotolog?Dando os devidos créditos é claro..rs
    Att, Sol Hoffmann

  2. Leonardo Carvalho (cantor do Cabelo Veludo) Says:

    Maneiríssimo o seu blog!
    Valeu a consideração e sempre!
    Abração musical e até segunda!

  3. Sérgio Ramos Says:

    Cara, desta vez você arrebentou pesado mesmo.
    Sou fã de carteirinha do Cabelo e do Léo.
    Agora me tornei o maior divulgador do seu blog.
    Parabéns pela visão original e sensível.
    Parabéns pela inteligência.
    1 grd. abr.

Deixe um comentário

