Contabilidade

No dia 11 de março de 2008, percorrendo as estantes do meu quarto, localizei livros que eu já tinha lido, livros que eu pretendia ler e livros que eu não sabia se tinha lido – o que me deixou bastante triste. Se não bastasse isso, me dei conta de que alguns, certamente lidos, não estavam mais no meu quarto. Tanto tempo gasto lendo livros para depois esquecer o enredo das histórias, o nome dos escritores, título. Precisava tomar alguma providência

No dia seguinte eu criei uma planilha de excel onde passei a contabilizar a minha leitura diária. Estipulei uma meta de 15 páginas por dia e somente livros entrariam na contagem. Revistas, jornais, histórias em quadrinhos, livros de auto-ajuda e blogs ficariam de fora. Por mais que eu não tenha alcançado diversas vezes a meta diária de 15 páginas, diria que não estou desapontado com a média de mais ou menos 11 páginas por dia em 6 meses, equivalente a 2.229 páginas lidas ou 8 livros. Cinco biografias (Silva Porto, Tim Maia, André Midani, Eric Clapton e Maitê Proença) e três romances ( Trilogia de Nova York e Noite do Oráculo, de Paul Auster, e A Menina que Roubava Livros, de Marcus Zusak). Destaque para “A Menina que Roubava Livros” e “Música, Ídolos e Poder”, a autobiografia de André Midani, peça chave na música brasileira.

Também tenho uma planilha de gols, mas esta começou um ano antes, em março de 2007. A planilha de leitura é bastante semelhante, com colunas de ano, mês, dia, mas a de gols é mais rica, possui mais colunas como número de vitórias, empates e derrotas, além de uma nota para a minha atuação em cada um dos dias. Destaque para o dia 20 de setembro, quando marquei 6 gols em uma partida e no dia 24 de maio, quando me dei nota 9.

Possuo no momento 70 gols, 31 vitórias, 31 derrotas e 7 empates na minha pelada de sábado, jogo outra todas as quintas. Uma marca não muito boa que pretendo melhorar amanhã.

Tags:

2 Respostas to “Contabilidade”

  1. marianamarques Says:

    Também tenho uma certa obsessão por organizar minha vida literária. Tento fazer metas de leitura e me frustro quando não consigo cumpri-las. Todo fim de ano faço uma lista comentando os livros que li. Assim ao menos tento não esquecer o que foi lido, o que já aconteceu muito antes.

    Legal o blog!

  2. Carlos Andreazza Says:

    A verdade, meu caro, é que começaste a contabilizar tentos no momento em que a tua carreira futebolística já declinava – o que configura equívoco grave para um boleiro de tua estirpe [canhoto e de bom chute].

    Deverias ter feito como eu e encerrado a carreira no auge, sem jamais ter errado um passe.

Deixe um comentário

