Como ser enganado pelo MySpace

Outro dia eu entrei no MySpace de um grupo de rock que eu não conhecia, por indicação de um amigo, e me deparei com um estilo musical que não tinha muito a ver com o que ele me descreveu. Era um rock muito pesado que ao meu ver também não fazia jus à aparência dos integrantes, tampouco ao layout do site, mas também podia ser uma impressão equivocada da minha parte. Esperei então pela segunda canção, que era ainda mais pesada que a primeira. Agora o vocalista dava uns berros, o que me fez ter certeza que o som que eu ouvia não era da banda indicada pelo meu amigo, pois ele não suporta vocalistas que gritam.

Enquanto pensava no que poderia estar acontecendo, passei o olho em alguns comentários deixados na página. De repente me deparo com uma foto bizarra de quatro homens vestidos de preto, com a mensagem “Thanks for adding us” e um playlist em movimento que tocava exatamente as músicas que eu ouvia, pois quando apertei “pause” só ouvi o barulho do ar condicionado trabalhando. Se eu não estivesse atento, eu teria sido enganado por aquela banda, ou melhor, pelo MySpace – que permite que um absurdo desses aconteça.

A segunda e última falha do MySpace que eu vou discutir agora, é muito mais grave que a primeira. Este incrível site de relacionamento musical permite que uma mesma música toque duas vezes, no mesmo espaço de tempo, de modo que a “dupla canção” não fica muito diferente da original. Soa como se fosse gravada com efeitos em todos os instrumentos e o som é bem mais encorpado. Na maioria dos casos a segunda reprodução da música entra 1 segundo depois da primeira, dando esse tom robusto, mas que não chega a deformar a versão original. O ouvinte desavisado e desatento pode classificar erroneamente um artista baseado neste grave e inadmissível erro do MySpace. Ele pode espalhar para os amigos que o som da banda é muito embolado sem ter ouvido a versão original.

Felizmente é muito fácil saber se você está ouvindo uma “dupla canção” no MySpace. Se ao clicar em “pause” a música continuar, significa que você ouvia uma “dupla canção”, mas se você ouvir apenas o barulho do ar condicionado trabalhando, pode meter o pau à vontade no artista, pois esta era a canção original.

Tags:

Deixe um comentário

